QUERO EXPORQUERO VISITAR
REGISTER NOWEXHIBIT

Intermach inova no segmento de feiras em SC e recebe Certificado e Selo Carbono Neutro

Show all

Intermach inova no segmento de feiras em SC e recebe Certificado e Selo Carbono Neutro

Certificado-carbono-neutro

Intermach inova no segmento de feiras em SC e recebe Certificado e Selo Carbono Neutro

Certificado-carbono-neutro

Intermach inova no segmento de feiras em SC e recebe Certificado e Selo Carbono Neutro

Conquista é fruto da realização de inventário e da neutralização das emissões do evento.

A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, realizada de 15 a 18 de julho de 2025, em Joinville (SC), conquistou o Certificado de Compensação de Emissões e o Selo Carbono Neutro, após neutralizar integralmente os gases de efeito estufa (GEE) gerados durante o evento. A feira é a primeira de Santa Catarina a conquistar a certificação e o selo por meio de um trabalho conjunto da organizadora Messe Brasil e da consultoria especializada, a startup AKVO ESG.

O Inventário de Emissões de GEE 2025, elaborado em conformidade com a NBR ISO 14064-1 (2022) e as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, mostra que as atividades da feira resultaram em 495,653 toneladas de CO2 equivalente. Desse total, a maior parte, o equivalente a 99,2% foi decorrente do Escopo 3, que se refere a emissões indiretas, fora do controle imediato do evento. As principais fontes desse item, não obrigatório para a conquista do certificado e do selo, foram as viagens a negócios de expositores, visitantes e parceiros, e a geração de resíduos, que foram segregados, reciclados ou descartados adequadamente.

As emissões de Escopo 2, também relacionadas a emissões diretas, mas referente ao consumo de energia elétrica, representaram 0,8% do total. Por último, o Escopo 1, que se refere às emissões diretas, não teve registros.

Para compensar integralmente o impacto ambiental, a organização da Intermach adquiriu 496 créditos de carbono de projetos REDD+, assegurando a neutralização das emissões de todos os escopos. Essa iniciativa fortalece a conservação florestal e a proteção da biodiversidade, além de gerar benefícios socioambientais que se conectam aos compromissos globais de descarbonização e à Agenda 2030 da ONU, em especial ao ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

“A Intermach trouxe uma das apurações mais completas do mercado de eventos no seu inventário, contemplando inclusive, as emissões de terceiros que é considerado um item não obrigatório para o setor, mas onde se concentrou o maior volume de emissões”, avalia o diretor técnico da AKVO ESG, Thomaz Tomazoni. “O resultado foi possível pela qualidade dos dados apurados diretamente com a fonte, consolidando-se como um importante diferencial em relação a outros eventos certificados, que não contemplam itens não obrigatórios em seus relatórios”, acrescenta.

Com a certificação e o selo concedidos pela AKVO ESG, a Intermach se junta ao seleto grupo de eventos sustentáveis que assumem publicamente o compromisso com o combate às mudanças climáticas. O Selo Carbono Neutro conquistado em 2025 será referência para novas ações e poderá ser renovado na próxima edição do evento, mediante elaboração de novo inventário e implementação contínua de estratégias de redução e compensação.

“Essa conquista demonstra a nossa preocupação em alinhar a Intermach à pauta global das mudanças climáticas e às diretrizes que vem sendo trabalhadas pelas indústrias do segmento, conciliando inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e sustentabilidade”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, responsável pela organização do evento.

“Com a certificação, a Intermach reforça o seu papel de liderança na promoção de uma indústria inovadora, competitiva e comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono”, acrescenta Spirandelli.

PROGRAMA DE RECICLAGEM

A Intermach contou com um programa interno de reciclagem, abrangendo todas as etapas: montagem, realização do evento e desmontagem. Os materiais foram segregados e encaminhados para reciclagem contemplando 1.200 kg de papel misto, 1.400 kg de carpete, 4.800 kg de material sintético, 2.063 kg de papelão, 1.219 kg de plástico e quatro caçambas de madeira (cerca de 10.000 kg). Além disso, houve uma produção de 9.300 kg de lixo comum/não reciclável, destinado ao aterro.

“Esse é um trabalho que já desenvolvemos há vários anos em nossas feiras e ganha força com a proposta de neutralizar as emissões, ampliando a sustentabilidade do evento”, explica o diretor da Messe Brasil.

A CONTRIBUIÇÃO DOS EVENTOS PARA O ESG

O setor de eventos vem se estruturando para contribuir com o atual cenário onde as mudanças climáticas estão cada vez mais presentes nos debates e na mobilização de diversos agentes globais com o intuito de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a exemplo de campanhas como o Race to Zero e o Acordo de Paris. Inúmeras e crescentes ações vêm sendo trabalhadas, contribuindo para que seja atingida a meta da neutralidade de emissões de CO2 até 2050.

O mercado de eventos no Brasil contribui significativamente com a economia e os Eventos Sustentáveis surgem como uma alternativa para contribuir com a redução de emissões de GEE. “A iniciativa voluntária da Intermach em neutralizar as emissões contribui para harmonizar o desenvolvimento econômico e social colaborando com o equacionamento do desafio climático global”, destaca o diretor da AKVO ESG.

Compartilhar/Share: