O principal evento metalmecânico do Sul do Brasil, a Intermach recebe novamente o apoio da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos na 13ª edição. A feira é realizada de 13 a 16 de setembro de 2022 em Joinville, SC. Além do apoio, a entidade marca presença em estande coletivo para que os associados possam interagir e apresentar suas soluções aos visitantes da feira.
Por ser realizada a cada dois anos, em Joinville/SC, a Intermach reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, soluções e serviços para o setor, estimulando a renovação do parque fabril. Entre os destaques estão lançamentos e tecnologias inovadoras para a indústria de máquinas e equipamentos. Sobretudo é uma oportunidade para empresas e entidades, como a ABIMAQ. fortalecerem as suas relações institucionais e comerciais. Essa relação não é apenas com a indústria da região, mas de todo o Brasil e de outros países, pela diversidade de origem de onde vêm os visitantes.
Ainda assim, a ABIMAQ atua no mercado há mais de 80 anos e é reconhecida como a principal entidade representativa da indústria de máquinas e equipamentos do Brasil. Suas ações são pautadas em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilização do setor, atuação junto às instâncias políticas e econômicas. Ela estimula o comércio e a cooperação internacionais e contribui ainda, com o aprimoramento da tecnologia, capacitação de pessoas e modernização de gestão dos associados.
Além de ter a estrutura nacional, conta com escritórios regionais, incluindo Santa Catarina. Acima de tudo a ABIMAQ conta com cerca de 7.500 associados de diferentes segmentos da indústria metalmecânica. Outro diferencial é a gestão profissional e foco voltado a criação de oportunidades de negócio para as empresas associadas. Acima de tudo, atua como uma Agência de Desenvolvimento da Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos.
ABIMAQ fortalece mercado por meio de Câmeras Setoriais
A princípio, uma das estratégias de fortalecimento da indústria de máquinas e equipamentos adotada pela ABIMAQ é a atuação por meio de Câmaras Setoriais. Para isso, cria grupos de fabricantes nacionais associados, conforme a natureza, tipo e aplicação dos produtos fabricados. Sobretudo, a atuação das câmaras é estratégica e baseada na disseminação de ideias e conceitos, possibilitando que conheçam e participem ativamente das ações da entidade.
Além de agregarem os representantes de empresas por afinidade, propósitos e objetivos, as Câmaras Setoriais da ABIMAQ, estimulam a discussão e a busca de soluções comuns. Elas possibilitam ainda, a busca de oportunidades de negócios, mercado ou desenvolvimento tecnológico. Por sua vez, essas atividades são consideradas fundamentais dentro da política da associação de atuar pelo fortalecimento do setor e crescimento dos associados.
O mercado catarinense
Para justificar ainda mais a importância da presença da ABIMAQ em SC um levantamento da FIESC, feito em 2012, mostra que o setor de bens e capitais em Santa Catarina representa 5% do valor adicionado fiscal (VAF). Na mesorregião Norte concentra-se a maior produção estadual, com 51% do VAF, superior a R$ 2 bilhões. Por sua vez, a mesorregião do Vale do Itajaí concentra o maior número de empresas do setor (791), cerca de 27% do total, enquanto a mesorregião Norte conta com 739 estabelecimentos, o equivalente a 26% do total.
Feiras técnicas no estado
A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – é referência em tecnologia para a manufatura industrial. Apresenta tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, e estimula o conhecimento. O evento reúne as empresas fornecedoras para o mercado industrial, entidades representativas do setor, como a ABIMAQ. Recebe visitantes nacionais e internacionais em busca tecnologias e soluções inovadoras.
A Messe Brasil, principal organizadora de feiras técnicas de Santa Catarina e a ABIMAQ mantém parceira em diversos eventos realizados no estado. O papel da Messe Brasil está alinhado ao da entidade, em função da contribuição que oferece às indústrias, de acesso facilitado a lançamentos e tecnologias inovadoras.
Leia mais