14ª Intermach encerra como referência em inovações e tecnologias, negócios e capacitação para a indústria metalmecânica
Evento recebeu 22 mil visitantes e deve gerar R$300 milhões em negócios
Pavilhão com corredores lotados, público entusiasmado com as máquinas e novas tecnologias em demonstração, capacitações prestigiadas e estandes movimentados, gerando networking e negócios.
Assim foi a 14ª edição da Intermach, a maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país, que aconteceu de 11 a 14 de julho, no Expoville, em Joinville (SC).
Durante os quatro dias de realização, o evento recebeu 22 mil visitantes, vindos de 403 cidades e 22 estados brasileiros e, também, do Distrito Federal, com destaque para São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, depois de Santa Catarina.
A feira recebeu, ainda, visitantes estrangeiros do Uruguai, Colômbia, Canadá e Portugal.
Como importante vitrine para o setor, a 14ª Intermach reuniu 300 marcas nacionais e internacionais, apresentadas em 202 estandes, o que representou área de exposição 10% maior do que a edição anterior.
Na feira, o público pode conhecer máquinas e equipamentos de última geração, de fornecedores, nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções AI/IoT.
De acordo com Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, a 14ª edição da feira encerra com balanço positivo e expectativa de geração de negócios em torno de R$ 300 milhões.
“Após o período de retomada pós pandemia, vivenciamos agora um momento de estabilização das feiras e eventos. Avaliamos que a 14ª Intermach cumpriu sua missão de ser uma ferramenta de conexões, networking, lançamento de tecnologias e disseminação do conhecimento. Foi um evento positivo para os expositores e que surpreendeu pela procura por conhecimentos técnicos apresentados nos eventos paralelos à feira, como workshops, congressos, seminários e palestras”, avalia Richard Spirandelli.
Público segmentado e com poder de decisão
Um dos indicadores que demonstram a efetividade de geração de negócios da Intermach, é que 40% dos visitantes vieram buscar na feira novos produtos e soluções para as suas empresas.
Entre o público, 25% trabalham em empresas com mais de 500 funcionários, 37% têm poder de pesquisa, planejamento ou recomendação para a aquisição de produtos e serviços, e 26% possuem poder de decisão final de compra.
Presidentes, sócios e proprietários de empresas representam 14% dos visitantes da feira, enquanto diretores e gerentes correspondem a 22% do público.
Em relação às áreas de atuação do público da 14ª Intermach, 12% são do segmento de engenharia industrial, 10% do ramo automotivo, 8% pertencem ao grupo de serviços para a indústria, 6% são da indústria do plástico e 5% representam fundição.
Já sobre as áreas que despertaram mais interesse junto ao público, destacam-se automação industrial e controle de processos, seguido por ferramentas de corte e máquinas ferramenta.
Líder na América Latina no fornecimento de software CAD e CAM, a SKA é veterana na Intermach e, como acontece todos os anos, trouxe novidades para o evento.
“Estamos acompanhando a transformação do mercado de máquinas e equipamentos que agora passam a fornecer ecossistemas ou instalações mais conectadas. Então trazemos nossas soluções para esse tipo de necessidade”, comenta o HEAD de Desenvolvimento Estratégico da SKA, Luiz Gonçalves.
Para ele, a 14ª edição da Intermach superou as expectativas: “A feira é sempre muito boa para nós e acreditamos que continuará sendo nos próximos anos. Nossa expectativa é realista, mas estou otimista. Estamos fazendo contato com empresas que já são nossos clientes e entendo que teremos multiplicação grande dos negócios”.
Rodada de Negócios reúne diversos segmentos
A Rodada de Negócios da 14ª Intermach teve a participação de 80 empresas, sendo 60 fornecedores e 20 compradores, que realizaram cerca de 680 reuniões.
Entre os segmentos presentes, estiveram logística, portuário, indústria metalomecânica, embalagens, agroindústria, telecomunicações, automotivo, construção civil e linha branca.
A qualificação dos participantes da Rodada de Negócios foi observada pelo diretor da Rezler Chavetas e Usinados, Ubiratã Rezler: “Percebo que esta edição Negócios foi muito positiva, com compradores mais abertos e mais qualificados na procura de alternativas. Estamos em um período mais instável, o que faz com que os compradores busquem alternativas de fornecimento. Avalio que esta Rodada de Negócios foi bem madura e que tará bons resultados em todos os contatos que fizemos”.
Já estreando como expositor da Intermach e como participante da Rodada de Negócios, Alexandre Duarte, da Aço Peças Oliveira, atingiu seus objetivos: “Nossa experiência está sendo muito proveitosa. A nossa expectativa era entender e participar desse eixo industrial existente em Joinville e foi extremamente promissor, pois todos os contatos que a gente imaginava poder ter acesso, já tivemos. Acreditamos que isso possa promover grandes negócios”.
Capacitação atrai o público
Com o compromisso de disseminar conhecimento técnico e de qualidade, a 14ª Intermach ofereceu cerca de 40 palestras gratuitas, das quais participaram aproximadamente 900 pessoas.
A programação incluiu o Congresso de Inovação e Tecnologia – CINTEC, organizado pelo Instituto Senai de Inovação; o Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, organizado pela Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da ABIMAQ; além dos workshops realizados pelos expositores.
Um dos workshops movimentados foi o realizado pela Inox do Brasil. Para o diretor da empresa, Cleiton Moretto, além de compartilhar informação e novidades, o workshop é uma ferramenta estratégia para as empresas.
“Foi muito bom pois conseguimos disseminar assuntos referentes ao nosso mercado, trazer palestrantes, convidar clientes, divulgar a feira e fomentar a nossa empresa. Além disso, a estrutura equipamentos audiovisuais, equipe de apoio, pessoal de coffee break, é muito boa, são detalhes que deixam o nosso evento ainda mais positivo para os nossos clientes”, aprova Moretto.
Responsabilidade social
Além de ser vitrine para as maiores novidades da indústria metalomecânica, a Intermach também cumpre o seu papel social.
Neste ano, o Senai em parceria com empresas e entidades do setor, trouxe para a Intermach cerca de 200 alunos de escolas públicas de Joinville, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela profissionalização na indústria.
“Foi muito legal ver o brilho nos olhos da garotada, vendo tecnologia, robótica. Partimos para a ação de apresentar aos jovens o mundo da tecnologia e incentivá-los a tomar a decisão de seguir carreira no mundo da indústria”, pontuou Marco Aurélio Goetten o gerente executivo da FIESC SESI SEINAI Regional Norte Nordeste.
De acordo com dados da FIESC, em 2023, Santa Catarina gerou, até o mês de abril, 59 mil empregos formais. Desses, 29 mil foram na indústria, sendo que o setor metalomecânico foi responsável por 2,6 mil postos de trabalho.
Nesse cenário, Goetten destaca a representatividade da Intermach: “A indústria respira tecnologia e inovação. São tempos modernos que trazem isso de forma muito intensa. E a feira é uma oportunidade singular para a indústria ver, no mesmo local, fornecedores de temas diferentes. A indústria que quer competir no mercado global, tem que estar aqui na Intermach”.
Missão cumprida e foco em 2025
Para Richard Spirandelli, a 14ª Intermach chega ao fim com a certeza de que o trabalho foi realizado, mais uma vez, com sucesso e que o objetivo, agora, é rumo à próxima edição.
“Saímos dessa edição prontos para o próximo desafio: a edição de 2025 que já está marcada para o mês de agosto e com a confirmação de vários expositores que desejam aumentar seus espaços de exposição”, finaliza.